
Caminhos para um novo ideal de país
O Brasil está diante de uma oportunidade histórica de se consolidar como um país de protagonismo global. É o que aponta um dos mais amplos e profundos estudos identitários já feitos, mostrando como o brasileiro se enxerga e como ele se projeta no futuro.
Premissas do trabalho
Ir além de uma “Marca País”
O projeto não se limita à criação de uma identidade mercadológica para o Brasil. Em vez disso, busca propor caminhos para que o país projete uma visão alinhada aos desafios internos e também globais, colocando os interesses da sociedade em primeiro lugar.
Aproveitar o protagonismo da COP30
Vemos como uma grande oportunidade a liderança brasileira na COP30, para alinhar a imagem do país a ações concretas e transformadoras, que tenham o bem-estar social e o cuidado ambiental como prioridades absolutas.
Foco na transformação real
Mais do que atrair reconhecimento externo, o objetivo é influenciar políticas públicas e escolhas estratégicas que fortaleçam a atuação do Brasil no mundo e sua relação com o próprio povo.
Ser um insumo (momentâneo) para reflexões
A complexidade do Brasil e do mundo exige o cuidado de que esse estudo seja consumido como um retrato atual do país – fruto de escutas e da captura de um estado de espírito do ano de 2024. Seu intuito é levantar um espelho e provocar reflexões nas lideranças e na população brasileira, em relação a como se enxergam e aos caminhos possíveis e promissores para recompor nossa identidade.
ESTE PROJETO NÃO É:
Uma campanha publicitária, um guia de marca, ou uma busca por um slogan.
Um trabalho com viés de marketing para higienizar a imagem do Brasil.
Um estudo apenas conceitual e desconectado das agendas reais do país.
Um material com a pretensão de ser uma visão "cravada em pedra" do Brasil.

Perguntas orientadoras do estudo:
Qual é a imagem do Brasil hoje no mundo?
O que especialistas em Brasil e as lideranças do país pensam sobre o momento, os desafios, as oportunidades e a relevância do Brasil em relação ao mundo?
Quais mudanças precisam ser feitas para atualizar a imagem do Brasil, para que ela esteja a favor do presente e do futuro de seu povo?
Quais mudanças precisam ser feitas para atualizar a imagem do Brasil, para que ela favoreça uma maior conexão e atratividade do país perante o mundo?
Quais são as percepções, sentimentos e desejos dos brasileiros em relação à imagem do país?

Encomendado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS)*, o estudo reflete as vozes de 90 lideranças e mais de 3.000 brasileiros de todo o território nacional, apresentando um retrato atual e futuro do Brasil, cuja finalidade é:
Contribuir para o fortalecimento da sociedade brasileira e o aumento da influência do Brasil no mundo.
Alinhar narrativas e estratégias que potencializem a construção de uma imagem e reputação mais coesa do Brasil.
Apoiar atores e setores do país no estabelecimento de uma comunicação mais simples, clara, direta e didática junto à sociedade.
* O CDESS, também conhecido como "Conselhão", é um colegiado composto por representantes da sociedade civil, que apoia a Presidência da República na formulação de políticas públicas ligadas ao desenvolvimento social, econômico e ambiental do país.

Download
Para baixar o estudo “O Brasil que o Brasil quer ser”, preencha os campos abaixo. Após o preenchimento, aguarde para fazer o download no próprio site.